terça-feira, 17 de junho de 2008

Maio mês dos sobreviventes


Sei que já estamos acabando Junho, mas senti a necessidade de escrever sobre Maio, sobre esse mês, em especial sobre um dia.
O 13 de Maio fui convidada a ministrar uma palestra na Universidade Estadual de Goiás de Goianesia, cidade que fica a 200 km de Goiânia.
Fiquei muito feliz pelo convite, sobre tudo por ser neste dia que divide opiniões no meio da militância negra.
No dia 13 de Maio de 1888 a princesa Isabel assinou a Lei Áurea que libertava os escravos do cativeiro. Chegava ao fim, depois de quase três séculos, a escravidão negra no Brasil.
Quando digo que essa data gera discursões no meio da militância falo do fato em que alguns grupos não aceitam esse dia como dia da liberdade, pois para eles o fato da princesa ter sido forçada a assinar essa lei, e também porque muitos negros preferiram as condições de escravos para não morrer de fome, faz do dia 13 não o dia do fim das senzalas mas do inicio de mais ciclos de martírio para os ex-escravos, jogados a própria sorte.
Nascia naquele momento uma nova classe, a dos mendigos, pedintes, servos que trabalhavam por um prato de comida. Então quando me perguntaram durante a palestra se eu, enquanto negra, mulher e educadora, acreditava que temos o que comemorar naquele dia 13 de Maio respondi, com toda certeza, temos sim.
Eu estou aqui em um espaço que antes era só dos brancos e que até hoje poucos negros conseguiram ganhar. O mundo acadêmico como todos os outros lugares em que se discutem opiniões hoje é lugar de negro, aliás como dizia Abdias do Nascimento: lugar de negro é em todo lugar. Muitos morreram para que eu e nos pudéssemos estar onde estamos.
Viva nossos reis africanos, viva Zumbi de Palmares, viva Nzinga Matamba.


4 comentários:

Anônimo disse...

Bom eu só posso sentir muita felicidade e orgulho dessa minha amiga de coração.... linda demais.... bjão Marcelo

Unknown disse...

AMEI SEU BLOG QUERIDA, INTERESSANTE, ESSES TIPOS DE ROUPAS AFRICANAS ME ENCANTAM, ABRAÇÃO PARA TI E CONTINUE SEMPRE ASSIM

Anônimo disse...

Como sempre, a sabedoria se expressa em ti..tu tens razão quando falas que devemos comemorara o 13 de maio pelo fato de ele simbolizar nossa luta e resistência para ser e estar..claro que sem colocar as glórias da data, como tu bem esclareces, a uma princesa portuguesa, mas a glória à força e garraa dos negros e negras em resistir às intempéries da escravidão e por permanecer lutando até hoje para alcançar os lugares que lhes pertencem!!!

Unknown disse...

Acho que esses espaços devem ser usados cada vez mais em favor das discussões importantes e com objetivo de esclarecer a todos. Parabéns pela iniciativa, vou continuar visitando. Bjos